.:'Botão de emergência' para motoristas e passageiros de aplicativo de transporte começa a funcionar no Rio
Quando o botão é acionado, é estabelecida uma ligação instantânea com a PM. Durante o período de testes, entre maio e julho, o serviço 190 recebeu 32 chamadas de carros de aplicativos.O funcionamento de um 'botão de emergência' para os motoristas de aplicativo da empresa Uber começa a partir desta quinta-feira (14) no Rio de Janeiro. Antes, a iniciativa estava disponível apenas na Baixada Fluminense.
A ideia é que o sistema seja utilizado pelos condutores que se sentirem em perigo em casos de roubo, assédio e outros crimes. O botão também serve para passageiros que estejam em perigo.
Durante o período de testes, entre maio e julho, o serviço 190 recebeu 32 chamadas de carros de aplicativos — sendo 16 registradas como ocorrências.
Para acionar o dispositivo, o usuário da plataforma deve:
- Clicar na opção 'Recursos de Segurança'
- Clicar na opção 'Emergência 190'
- Deslizar o dedo no campo indicado na tela
Major Ferreira destaca que é preciso sensibilidade para atender as ocorrências.
"O atendente irá observar a situação, aguardar no telefone e, mesmo não tendo esse feedback por voz, ele irá repassar a informação para o despacho, para que nós possamos realizar o atendimento", completou.
Segundo a PM, a iniciativa pode ser expandida para outras plataformas de transporte por aplicativo.
O funcionamento de um 'botão de emergência' para os motoristas de aplicativo da empresa Uber começa a partir desta quinta-feira (14) no Rio de Janeiro. Antes, a iniciativa estava disponível apenas na Baixada Fluminense.
A ideia é que o sistema seja utilizado pelos condutores que se sentirem em perigo em casos de roubo, assédio e outros crimes. O botão também serve para passageiros que estejam em perigo.
Durante o período de testes, entre maio e julho, o serviço 190 recebeu 32 chamadas de carros de aplicativos — sendo 16 registradas como ocorrências.
Para acionar o dispositivo, o usuário da plataforma deve:
- Clicar na opção 'Recursos de Segurança'
- Clicar na opção 'Emergência 190'
- Deslizar o dedo no campo indicado na tela
Major Ferreira destaca que é preciso sensibilidade para atender as ocorrências.
"O atendente irá observar a situação, aguardar no telefone e, mesmo não tendo esse feedback por voz, ele irá repassar a informação para o despacho, para que nós possamos realizar o atendimento", completou.
Segundo a PM, a iniciativa pode ser expandida para outras plataformas de transporte por aplicativo.

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